domingo, 25 de setembro de 2011

Como aplicar games em sala de aula?

Você está preparado para fazer o seguinte convite aos seus alunos: “Vamos jogar juntos"? Pois, para usar games na educação, é preciso criar uma nova dinâmica dentro de sala de aula.“O professor tem que sair do pedestal”, brinca Roger Tavares, criador do Fábrica de Games. Como os jogos pressupõem uma socialização, o professor tem que jogar junto. E, muita vezes, aprender com os próprios alunos.
Não existe uma metodologia fechada para o uso de games. Ela deve ser desenvolvida caso a caso. “Levar um game para a escola é como preparar uma aula: você conhece a sua classe, procura as melhores maneiras de trabalhar com aqueles alunos e vê como aplicar o conteúdo”, diz ele. “Você deve escolher um game adequado e ver se os conceitos que ele trabalha são os que você precisa". Roger sugere, inclusive, que a escolha do jogo seja feita junto com os estudantes.
Mas o game pode ser usado como motivador, não necessariamente como conteúdo. E pode ajudar a desenvolver competências e habilidades”, explica. Por fim, Roger Tavares lembra que o professor deve fazer uma avaliação para verificar se o novo método funcionou.

Fonte: http://oiconecta.org.br/noticia/view/id/59
          http://ntecolinasdotocantins.blogspot.com/search/label/Dicas%20para%20sala%20de%20aula

 O jornal O Globo de maio de 2010 apresenta colocações de Hermano Vianna: Game é cultura . Vale a pena conferir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário